Todos os dias, centenas de novas ações judiciais dão entrada na Justiça brasileira. Entre elas, estão muitos casos que envolvem o direito de família.
São pensões, inventários, ação de alimentos, investigação de paternidade, guarda compartilhada e muitos outros. Casos que quando levados a esfera do Judiciário demoram anos para serem resolvidos.
E, na correria do dia a dia, muitos advogados se esquecem que esses casos podem ser solucionados de forma rápida e prática por meio dos cartórios.
É isso que explico nesse artigo. Continue a leitura!
Extrajudicial
Os processos dos cartórios extrajudiciais têm se mostrado cada vez mais a melhor solução para clientes e advogados.
De forma conciliatória e com o apoio dos cartórios de notas, atas notariais, procurações, pactos antenupciais, inventário e partilha são firmados e lavrados com a fé pública do tabelião.
Constantemente eu relato casos de união estável não realizada em cartório. As consequências negativas do simples ato de não regularizar a união são vistas em processos morosos.
Mas temos boas notícias. Muitos casais estão tomando conhecimento de como é simples e rápido lavrar a união estável no cartório.
E cabe ao advogado também orientar seu cliente. Aliás, vale a leitura sobre esse tema no artigo “Como a regularização da união estável garante os seus direitos” (clique aqui para ler).
O outro lado da moeda é quando o casamento chega ao fim. Também nesses casos, caso não existam filhos menores, o advogado de família tem a missão de propor o divórcio extrajudicial no cartório como uma solução amigável e que pode incluir até mesmo o pet de estimação.
E você adivinha onde ele pode fazer isso? Também no cartório de notas.
Inventários
Ainda tratando dos casos extrajudiciais e que podem ser facilmente resolvidos nos cartórios, os inventários e partilha ganham destaque. Aliás, esse foi um assunto de grande procura nos sites de pesquisa.
Isso porque falta a grande parte da população conhecimento sobre a importância e necessidade do planejamento sucessório, seja no âmbito pessoal como empresarial.
É aqui que o advogado especialista encontra uma ótima área de trabalho. Com o apoio dos cartórios de notas é possível lavrar documentos que garantirão a tranquilidade dos herdeiros. Eu falo sobre esse assunto no artigo “Planejamento Sucessório: você já pensou sobre isso?” (clique aqui para ler).
Mediação e conciliação
Uma pesquisa do Conselho Nacional de Justiça aponta que os processos relacionados ao Direito de Família são os mais propensos a serem solucionados por meio da mediação e conciliação.
A pesquisa feita pela Universidade de São Paulo a pedido do CNJ indicou que o papel do advogado é de grande destaque para a resolução dos conflitos e sem a necessidade de ações judiciais.
Em minha experiência como tabeliã, indico a mediação e a conciliação que têm se apresentado como excelentes formas de garantir a solução de conflitos, especialmente, de pessoas físicas.
E observe novamente que os cartórios de notas realizam a mediação e conciliação tanto presencial como por videoconferência. Confira como acontece, neste vídeo:
Portanto, se você é advogado de família, o melhor caminho para você e seu cliente é o cartório de notas.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, envie uma mensagem.
Porque justo pra mim é assim: bom pra você e pra mim!