Uma rápida pesquisa na Internet e você logo encontrará vários relatos da importância dos cartórios na história da sociedade.
Só para se ter uma ideia, no Brasil o primeiro Cartório de Notas é da data de 1565. A cada nova vila que surgia, o Rei também instituía um notário. Assim estava garantida a segurança e legitimidade dos atos praticados.
Porém, tristemente, ainda há quem considere esse apenas mais um serviço sem muita funcionalidade. Nesse artigo, reuni apenas 6 – sim, há muitos outros – que destacam a importância dos cartórios. Confira:
1 – Menos processos – Judiciário mais rápido
Sabe aquelas pilhas de processo sem fim que vemos a imprensa noticiar sobre o Judiciário? Elas acontecem porque ainda há quem ache melhor um processo se arrastar por anos, ao invés de buscar uma solução nos Cartórios de Notas.
Hoje é possível agilizar a vida para casos de divórcios, inventários, partilhas de bens e outras ações de forma extrajudicial. A partir do momento que essa ação é feita, menos processos chegam ao Judiciário, que também se tornará mais rápido.
Portanto, antes de correr para a Justiça, converse com seu advogado e vá até o Cartório conhecer como é possível utilizar dos serviços.
2 – Autêntico, seguro, público e eficaz
Esses 4 pilares são a base do serviço cartorial. Assim, todo ato documentado em Cartório terá a garantia da autenticidade, a segurança, a publicidade e a eficácia aos fatos, atos e negócios de cunho jurídico para o cidadão.
3 – Presencial ou online
Já falei inúmeras vezes e volto a repetir: sou fã das tecnologias. E quando falamos em Cartórios não há dúvidas do quanto os serviços cartoriais evoluíram e levaram conforto para os usuários.
De qualquer parte do Brasil (clique e leia o artigo) e do mundo é possível ter acesso aos serviços. O E-notariado é uma dessas ferramentas incríveis, que garante o seu acesso de forma eletrônica e com segurança jurídica aos documentos.
4 – Custo menor
Há quem ainda ache que os serviços cartoriais custam caro. Porém ao fazer a comparação com os serviços judiciários, em grande parte, observa-se um valor bem menor.
Aproveito aqui também para esclarecer uma dúvida muito frequente. Os cartórios são serviços públicos com a gestão privada. Assim, a administração dos cartórios é feita por pessoa física de forma privada.
Como qualquer outra empresa, há gastos para manutenção e funcionamento da estrutura que são custeados pelo tabelião, que passou por concurso público para assumir o cartório.
Dessa forma, os valores pagos a título de emolumentos não se revertem integralmente ao oficial. Muito pelo contrário, além do pagamento de impostos e taxas, o valor recebido de emolumentos também deve ser usado para custeio de toda a estrutura do cartório, recebendo o oficial o residual.
5 – Serventias cartoriais
Sou tabelião de Cartório de Notas, mas não posso deixar de citar a importância dos demais Cartórios que também complementam o nosso serviço.
Nascimento, casamento, óbitos, registro de imóveis, protesto de títulos e muitos outros atos podem e devem ser documentados nos cartórios. Isso garante transparência aos atos e, o principal, evita-se a sobrecarga ao judiciário.
Se quer saber mais, leia esse artigo (clique para ver).
6 – Mediação
De pensão alimentícia até heranças é comum que haja alguns conflitos. E a solução para muitos desses casos pode acontecer com a mediação e conciliação em Cartório de Notas.
Um exemplo disso está nos inventários e partilhas. Quando o advogado orienta os envolvidos sobre a importância de realizarem de forma conciliatória em Cartório, não é necessário aguardar tanto tempo para solucionar.
Em minha experiência como tabeliã, indico a mediação e a conciliação que têm se apresentado como excelentes formas de garantir a solução de conflitos, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Assim, os cartórios estão prontos para servir ao cidadão e com sua fé pública, conferem a segurança aos documentos e mostram segurança para investidores garantindo também o desenvolvimento do país.
Se quer saber mais sobre os serviços que os cartórios de Notas podem fazer por você, acesse o meu canal no Youtube, Márla Camilo, lá você encontra uma série de informações.