Saiba porque o extrajudicial é melhor para o advogado e seus clientes

Eu comecei a minha carreira profissional como advogada e sei que não é fácil. Como em outras profissões, nós demoramos para ter clientes e garantir o sustento.

Mas você advogado, advogada em início de carreira ou mesmo com mais tempo de atividade sabia que muitas ações podem ser solucionadas de forma rápida e prática com a ajuda dos cartórios? É o extrajudicial. Continue a leitura!

Agilidade e retorno garantido

Ainda durante o curso de Direito, que fiz em Minas Gerais, vi que o início da carreira não seria fácil.

A maioria dos casos demora muitos anos para desenrolar e como qualquer outra pessoa, o advogado tem contas para pagar.

Há também aqueles que investem em estudar para concursos públicos a fim de garantir a estabilidade financeira, mas também de realizar o sonho de ser procurador, juiz e até desembargador.

Quando assumi o cartório vi ali muitas possibilidades que não estavam sendo aproveitadas pelos advogados e que poderiam ajudar também os clientes e a Justiça, já tão sobrecarregada.

Nesse ponto, relembro que os cartórios são considerados como uma extensão do Poder Judiciário. E um dos diferenciais mais significativos é a possibilidade de realizar acordos que estão há anos aguardando a justiça.

Por meio de mediação, acordos, lavratura de documentos de forma online e presencial, tanto o cliente como o advogado têm resultados mais rápidos em processos que levariam anos para serem solucionados.

Quer ver um exemplo? O cliente procura o advogado para entrar com um processo para separação. O casal ainda tem algumas desavenças relacionadas ao fim da relação de mais de 25 anos. Os filhos já são maiores de idade e não dependem deles. O regime de casamento é de comunhão parcial de bens. No entanto, eles discutem sobre a partilha dos bens.

Casos como esse são facilmente solucionados por meio do divórcio extrajudicial e uso da mediação ou conciliação em cartório (clique para ler sobre a importância do cartório para a sociedade), dando fim aos conflitos.

Ao final todos saem ganhando, inclusive o advogado, que acaba até mesmo sendo indicado para outros casos, como: inventário, usucapião, dissolução de união estável.

Portanto, se você é advogado e precisa dessa orientação, deixo três convites:

  1. Confira os diversos artigos que estão aqui no blog.
  2. Participe do Grupo Apaixonados por Cartórios, no Telegram.
  3. Me acompanhe que em breve estarei lançando um curso exclusivo para advogados. Ensinarei como o extrajudicial poderá aumentar a sua renda e dar resultados do jeito que seus clientes desejam.

Compartilhe esse artigo com outros profissionais.

Scroll to top