Como fazer a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos em Cartório de Notas

Joana aguarda há 1 ano por um transplante de rim e sabe bem como é a dor da incerteza. Por outro lado, Renato já avisou a família e amigos seu desejo de doar os órgãos, após o falecimento.

Assim como Joana, mais de 40 mil outros brasileiros aguardam por um transplante de órgãos. E como Renato, milhares de outros brasileiros não sabem como proceder e garantir que seus órgãos serão doados.

Diante desse quadro e mesmo sendo o Brasil, o 4º país do mundo em número de transplantes, o que demonstra a importância e a eficácia do nosso sistema de doação e transplantes, os cartórios de notas de todo país encabeçaram a campanha “Um só coração: seja vida na vida de alguém”.

O objetivo é facilitar o acesso a doação de órgãos e tudo de forma prática, como já tem sido preconizado pelos cartórios em 100% de seus atos em meio eletrônico, por meio da plataforma e-Notariado.

Como funciona

A doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas e cada autorização conta e pode significar a diferença entre a vida e a morte para quem espera por um órgão compatível.

Os Cartórios de Notas agora oferecem a possibilidade de você registrar sua autorização de doação de órgãos. Este processo é simples e garante que seu desejo de doar será respeitado, aliviando sua família da difícil decisão em um momento de dor.

Para fazer a autorização gratuitamente, acesse o site www.aedo.org.br e preencha a ficha. Após isso, selecione o Cartório de Notas para recepcionar o documento.

Em seguida, o cartório agendará uma sessão de videoconferência para identificação e coleta da sua manifestação de vontade.

Por fim, o solicitante e o notário assinam digitalmente a AEDO, que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes. Por meio desse sistema, você poderá escolher qual órgão deseja doar – medula, intestino, rim, pulmão, fígado, córnea, coração ou todos.

Se desejar poderá fazer essa autorização presencialmente no Cartório de Notas mais próximo.

Vale salientar a autorização lavrada no cartório tem validade jurídica, garantindo que seu desejo de doar será respeitado.

Além disso, o registro em um cartório facilita o acesso das autoridades à sua autorização, agilizando o processo de transplante. E a sua família não precisará tomar essa decisão difícil em um momento de dor, seguindo apenas o que foi previamente determinado por você.

Para mais informações, entre em contato com o Cartório de Notas de sua região, ou acesse aqui o site da AEDO.

Scroll to top